quinta-feira, 3 de março de 2016

Os Piores Comentários em Códigos-Fonte

Os comentários são ferramentas muito úteis na programação, pois muitas vezes nos ajudam a compreender o que determinado trecho de código faz. Mas… às vezes você encontra cada pérola…
// Eu não sou responsável por este código. Me fizeram escrevê-lo, contra a minha vontade.

// bêbado, corrigir depois

// Eu não tenho certeza do porquê disso funcionar, mas resolve o problema.

// hack para o navegador IE (Internet Explorer) – assumindo que o IE é um navegador


// Você pode achar que sabe o que o código seguinte faz. Mas você não sabe. Acredite em mim.  Perca tempo com ele e você vai gastar muitas noites de sono amaldiçoando o momento em que você se achou esperto o suficiente para “otimizar” o código abaixo. Agora, feche este arquivo e vá fazer outra coisa.

// Loucura? ISSO É ESPARTA!

// Querido mantenedor: quando você terminar de tentar ‘otimizar’ esta rotina e perceber o quão terrível erro cometeu, por favor incremente o seguinte contador como forma de aviso para o próximo cara. total_de_horas_desperdicadas_aqui = 16

// sem comentários pra você // foi difícil de escrever // então deve ser difícil de ler

// A FAZER: Corrigir isso. Corrigir o quê?

// Mágico. Não toque.

// Querido eu no futuro. Por favor, me desculpe. // Eu não consigo nem começar a dizer o quão desapontado eu estou.

// Se eu ver isso novamente, vou começar a trazer armas para o trabalho

// Quando eu escrevi isso, só Deus e eu sabíamos o que eu estava fazendo // Agora só Deus sabe


 // Para as almas bravas que chegaram tão longe: Vocês são as escolhidas, os valentes cavaleiros da programação que trabalham, sem descanso, consertando nosso mais terríveis códigos. A vocês, verdadeiros salvadores, reis dos homens, eu digo isso: nunca desista de você, nunca fique triste, nunca fuja e abandone você. Nunca te faça chorar, nunca diga adeus. Nunca conte uma mentira e nunca se machuque.

0 comentários :

Postar um comentário